[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″]Continuando a apresentar algumas das principais alterações promovidas pela Lei 13.467/2017 na legislação trabalhista, que entrarão em vigor a partir de novembro de 2017, hoje falaremos das férias.
– Férias (art. 134 da CLT):
A grande novidade da nova legislação, neste ponto, é o fato que o trabalhador poderá sair de férias até 3 períodos, desde que um dos períodos seja maior que 14 dias e os outros 2 tenham, no mínimo, 5 dias cada um.
A nova lei trabalhista dá mais liberdade para o trabalhador fracionar as férias ao longo do ano, pois o empregado poderá negociar como deseja fracionar as férias diretamente com o empregador.
Com a nova Lei, ainda se mantém a previsão de as férias continuarem sendo concedidas em um período único de 30 dias, mas o fracionamento será permitido se houver acordo entre as partes.
A Lei pretende estimular um ajuste entre empregado e empregador para aquilo que for de interesse comum. Não pode haver coação, obviamente.
Para o fracionamento das férias deverá ser observado os seguintes requisitos:
- o empregador é quem define o período de férias, mas pode negociar com o colaborador seu fracionamento em até 3 períodos, mediante autorização do empregado, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos e os demais a 5 dias, cada um;
- é vedado o início das férias no período de 2 dias que antecede feriado ou dia de repouso semanal remunerado;
- a nova Lei revogou a proibição de trabalhadores acima de cinquenta anos em terem suas férias parceladas;
- o empregador pode optar pelo chamado “abono pecuniário” por até 1/3 das férias;
- o pagamento das férias e/ou do abono deverá ser realizado pelo empregador até 2 dias antes do início do respectivo período.
OUTRAS ALTERAÇÕES DA REFORMA CLIQUE AQUI
Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]