STF APROVA REVISÃO DA VIDA TODA

Em 01 de dezembro o STF aprovou a revisão da revisão da vida toda, que considerará no cálculo do valor da aposentadoria todas as contribuições vertidas antes de julho de 1994 e não apenas as contribuições posteriores a esse período, como ocorria até então. Consequentemente, pode haver uma alteração no valor do benefício concedido.

A Lei nº. 9.876 de 1999 modificou o modo de cálculo dos benefícios previdenciários, determinando que para quem já contribuía para o INSS na época não seriam consideradas as contribuições feitas antes do Plano Real (1994).

Portanto, tem direito à revisão da vida toda os segurados que recebam benefícios previdenciários calculados com base na lei de 1999 até 12/11/2019 (antes da Reforma da Previdência) e que tenham contribuições previdenciárias anteriores a julho de 1994.

Para verificar se o segurado será beneficiado pela revisão da vida toda é indispensável a realização de cálculos que consideram todas as contribuições efetuadas à Previdência Social até a concessão da aposentadoria. É necessário se certificar de que os resultados serão favoráveis ao segurado, pois se não forem poderá haver diminuição no valor da aposentadoria. Frisa-se que a revisão é maléfica em diversas situações, principalmente nos casos em que os segurados possuem contribuições com valores baixos no período anterior a 1994.

Na prática, a revisão da vida toda é vantajosa para o segurado que tinha recolhimentos de valores elevados (no teto do INSS ou muito próximo dele na época) antes do ano de 1994.

O prazo para solicitar a revisão é de 10 anos, contado do primeiro dia do mês seguinte ao recebimento da primeira prestação do benefício.

É importante destacar que apesar de o STF já ter decidido favoravelmente à revisão da vida toda, considerando que é uma decisão que atingirá muitos segurados, ainda será necessário modular os efeitos da decisão nos próximos meses, ou seja, definir de maneira mais clara como a nova decisão será aplicada.

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com escritório DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!