Por conta dos de impasses ocorridos entre Locadores e Locatórios pela disparada do IGP-M, indexador mais usado em contratos de aluguel, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou um novo índice de correção dos valores de locação de imóveis residenciais.
O novo índice se chamará IVAR – Índice de Variação de Preços de Aluguéis Residenciais e seu lançamento ocorreu no dia 11 de janeiro de 2022.
O IVAR será calculado com base em dados coletados de contratos de locação obtidos através de empresas que administram as locações de imóveis nas principais capitais do país, como do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.
O novo indicador terá periodicidade mensal e será divulgado no portal do Ibre/FGV.
Atualmente, o indicador mais utilizado para reajuste de contratos de locação é o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), mas não existe uma lei que obrigue a utilização deste indicador nos contratos locatícios.
Cumpre destacar que o IVAR não vai substituir o IGP-M, cabendo as partes escolherem o melhor índice de correção para utilização no contrato de locação.