Aprovada Lei Que Confere Prazo de 12 Meses Para Reembolso de Passagens Aéreas de Voos Cancelados Durante Pandemia

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.5.3″ custom_margin=”-25px||||false|false”][et_pb_row _builder_version=”4.5.3″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”-19px||||false|false”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]O Governo Federal sancionou, com vetos, em 06 de agosto de 2020, a Lei nº 14.034/20, que concede as companhias aéreas o prazo de 12 meses para reembolsar o consumidor que teve seu voo cancelado entre 19 de março e 31 de dezembro de 2020.

A Lei nº 14.034/20 é decorrente da Medida Provisória 925/20, que tratava apenas do reembolso de viagens canceladas e adiamento do pagamento de outorga de aeroportos.

A seguir, as principais alterações implementadas pela nova Lei:

Reembolso em até 12 meses para voos cancelados durante a pandemia

A nova Lei determina que, o reembolso do valor da passagem aérea cancelada no período compreendido entre 19/março/20 e 31/dezembro/20 (pandemia COVID-19), poderá ser realizado pela companhia aérea no prazo de 12 (doze) meses, contados da data do voo cancelado, observada a atualização monetária e, em casos específicos, a prestação de assistência material ao consumidor.

– Reacomodação em outro voo da mesma companhia ou de terceiros

A companhia aérea deverá promover, quando possível, a reacomodação do consumidor em outro voo para o mesmo destino e mesmo dia, em aeronave própria ou de outra companhia, caso assim prefira o consumidor.

– Substituição por produtos/serviços da companhia aérea

A nova Lei também confere ao consumidor que não quiser o reembolso, a opção de receber um crédito, ao invés do valor em dinheiro, a ser utilizado por 18 meses, em nome próprio ou de terceiros, para a aquisição de produtos ou serviços oferecidos pela companhia aérea, caso ela disponibilize essa opção.

– Desistência do voo por parte do consumidor

O consumidor que optar por cancelar o seu voo no período compreendido entre 19/março/20 à 31/dezembro/20 poderá receber seu reembolso, no prazo acima descrito (12 meses). Entretanto, estará sujeito a descontos a título de eventuais penalidades contratuais.

Poderá também, optar por receber o valor correspondente a passagem aérea em créditos para utilizar em produtos e serviços da companhia aérea e, nesse caso, sem a incidência de quaisquer penalidades/descontos contratuais.

– Da comunicação às operadoras de cartão de crédito sobre o cancelamento

 Caso o consumidor opte pelo cancelamento do voo, a cia aérea deverá adotar as providências necessárias junto as operadoras de cartão de crédito ou de outros instrumentos de pagamento utilizados para aquisição da passagem, com o fim de realizar a imediata interrupção da cobrança de eventuais parcelas que ainda não tenham sido debitadas, sem prejuízo da restituição dos valores já pagos.

 – Da restituição de tarifas aeroportuárias

A companhia aérea deverá realizar o reembolso dos valores referentes às tarifas aeroportuárias ou de outros valores devidos a entes governamentais, pagos pelo consumidor, em até 7 (sete) dias, contados da solicitação, salvo se, por opção do consumidor, a restituição for feita mediante crédito.

 Cumpre ressaltar que as novas regras valem para qualquer meio de pagamento utilizado para a compra da passagem, ou seja, pode ter sido efetuada em dinheiro, crédito, pontos ou milhas.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_module=”5453″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com escritório DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!