[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.22″][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text admin_label=”Texto” _builder_version=”3.27.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]Uma trabalhadora que estava grávida quando foi dispensada conseguiu obter na Justiça do Trabalho o direito ao recebimento de uma indenização por dano moral no valor de R$ 7 mil. Isto porque a empresa não a reintegrou ao emprego depois de tomar conhecimento da gravidez (que foi provada através de exames médicos, sendo que a comunicação ocorreu por e-mail). Na visão da Juíza que julgou o caso na 1ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte-MG (Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região), a conduta da empresa ofendeu valores humanos da reclamante e do seu filho.
A Juíza reconheceu que a trabalhadora, estando grávida com o contrato ativo, inclusive de experiência, teria direito a ser reintegrada, determinando a empresa pagar dano moral, incluindo salários devidos da demissão até a recontratação, bem como férias e 13º salário proporcional e recolhimento do FGTS do período.
Além disso, a ré foi condenada ao pagamento de reparação por dano moral. “Ciente de que a Constituição Federal dispõe a respeito da estabilidade da gestante, benefício que tem por finalidade proporcionar um período tranquilo para a mãe que aguarda a chegada do filho, com condições de se cuidar e se preparar, além de conseguir suprir as necessidades do bebê nos primeiros meses de vida, não pode ser vista com o desinteresse evidenciado pela empresa, sob pena de vilipendiar direito fundamental do trabalhador”, ponderou a Juíza. Houve recurso, mas a decisão foi mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região – Minas Gerais.
[/et_pb_text][et_pb_team_member name=”Rodrigo Colucci Ferrão” position=”Advogado” image_url=”https://dsgadvogados.com.br/wp-content/uploads/2016/02/1.jpg” admin_label=”Rodrigo Colucci Ferrão” _builder_version=”4.6.5″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_padding=”20px|20px|20px|20px” animation=”bottom” border_width_all=”0px” border_color_all=”#0c71c3″ border_style_all=”solid” use_border_color=”on” border_color=”#0c71c3″ border_style=”solid” global_module=”3008″ saved_tabs=”all”]
Leia mais artigos deste autor…
[/et_pb_team_member][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]